Escrita de livros e contos de ficção

Click here to edit subtitle

AS MAIS POPULARES HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

Mesmo quem alega não gostar de ler já deve ter lido histórias em quadrinhos - ou como também são conhecidas, HQs - afinal, logo em nossa infância somos apresentados a elas e, geralmente, costumamos consumi-las bastante nessa etapa.

Porém, engana-se que histórias em quadrinhos são destinadas apenas ao público infantil ou infanto juvenil. Há HQs para todas as idades!

Pensando na grande quantidade de HQs que existem no mercado, destinadas para os mais variados públicos, resolvemos apresentar as mais populares HQs.

Assim, caso você já goste do gênero pode anotar as indicações que ainda não leu, ou caso você esteja querendo conhecer histórias em quadrinhos poderá começar com o pé direito.

História em quadrinhos: o que é?

Não é novidade que as histórias em quadrinhos têm características bem peculiares: são histórias narradas por meio de tirinhas dispostas em uma sequência, portanto, possuem enredo, personagens, tempo, lugar e desfecho.

Além do mais, as HQs utilizam-se de linguagem verbal e não verbal, podendo trazer tons humorísticos, transmitir informações, fazer críticas, promover reflexões, enfim, uma série de possibilidades que comumente os textos artísticos e não artísticos também apresentam.

Origem das HQs

A primeira história com as características de HQ’s registrada foi “The Yellow Kid”, de Richard Outcault, publicada em 1894, nos Estados Unidos, na revista Truth e, meses depois, o jornal New York World a oficializou.

A história em quadrinho abordava vários temas e propunha várias reflexões acerca da sociedade e de preconceitos.

Além do mais, é válido ressaltar que mesmo sendo a primeira manifestação de HQs que se tem notícia, The Yellow Kid foi imbuída por várias manifestações artísticas da época.

Tipos de histórias em quadrinhos

Uma curiosidade sobre as HQs é que mesmo sendo uma narração sequencial em tirinhas, existem alguns tipos diferentes de histórias em quadrinhos que podem confundir o leitor, e algumas delas se tornam a preferência de outros.

Diante dessa perspectiva, antes de apresentamos as mais populares HQs, vamos falar um pouco mais sobre os tipos de HQ’s que existem?

Tirinhas

Possuem poucos quadrinhos e, geralmente, elas têm um tom mais crítico, irônico ou são utilizadas para fazer um elogio de forma humorística.


Cartoons

São HQs com desenhos mais coloridos, onde os personagens possuem características mais exageradas, bizarras e/ou engraçadas.


Mangás

São as HQs japonesas e possuem características bem peculiares, como, por exemplo: são lidas de trás para frente e da direita para a esquerda. Além do mais, possuem vários gêneros diferentes e também há gêneros específicos para cada faixa etária.


Gibis

São considerados HQs mais comerciais, e utilizam uma base do cartoon, porém, no geral, os gibis são direcionados significativamente para o público infantil.


Comics

São também consideradas HQs comerciais e bastante populares nos Estados Unidos e Canadá. Os traços são bastante realistas e são destinadas significativamente para o público jovem.


Graphic Novel

São histórias mais longas, profundas e elaboradas, características presentes nos romances. No geral, esse tipo de história em quadrinhos é destinado ao público adulto.

Conheça as histórias em quadrinhos mais populares


1. Watchmen

Watchmen, de Alan Moore e Dave Gibbons vem figurar entre no nosso top porque é, de fato, uma das HQs mais populares e influentes de todos os tempos, sendo um verdadeiro best-seller desde a época de sua publicação em 1986.

A história vem retratar os EUA como uma nação totalitária e fechada, isolada do restante do mundo, repleta com arsenal nuclear e onde os super-heróis mantêm vigilância para que o mundo não desmorone.

A HQ conta com várias aventuras, mas também traz à tona uma série de reflexões e pontos importantes.


2. A Saga da Fênix Negra

A Saga da Fênix Negra, de Chris Claremont, John Byrne e Terry Austin foi publicado pela Marvel Comics e é direcionada principalmente para quem curte histórias de super-heróis, já que faz parte do arco do X-Men.

Nessa aventura Jean Grey é escolhida por uma entidade cósmica - a Fênix - para ser sua hospedeira, e com seu grande poder mental ameaça todo o universo. É aí que os X-Men tem que tentar salvar o universo e também Jean Grey.


3. Maus

Maus, de Art Spiegelman é uma graphic novel que podemos considerar um clássico contemporâneo das histórias em quadrinhos.

A HQ se popularizou bastante desde a publicação de sua primeira parte em 1986 e da segunda parte em 1991, ganhando até o Prêmio Pulitzer de literatura.

O sucesso é tão estrondoso que há estudiosos literários que se debruçam sobre a obra que vem contar a história de Vladek Spiegelman, um judeu polonês que conseguiu sobreviver ao campo de concentração de Auschwitz.

Garanto, é impossível não ficar com o estômago revirado e, ao mesmo tempo, emocionado com esta leitura!


4. Death Note

Death Note, de Tsugumi Ohba e Takeshi Obata é uma série de 12 mangás shonen, publicados entre os anos de 2003 e 2006.

Essa história em quadrinhos japonesa fez tanto sucesso desde seu lançamento que já até foi adaptado.

O enredo conta a história de Light Yagami, que, ao descobrir o “death note”, percebe que tem o poder de matar as pessoas se escrever o nome delas em suas páginas.


5. Sadman

Sadman, de Neil Gaiman e vários colaboradores, é uma das poucas HQs na história do mundo ocidental que conseguiram romper as barreiras do gênero, sendo considerada uma das séries de quadrinhos mais artisticamente ambiciosas que existem.

A HQ mistura fantasia, mitologia, história, misticismo e vários elementos modernos. Todas essas características tornaram a obra um verdadeiro fenômeno da cultura pop de todos os tempos.

Gostou das histórias em quadrinhos que indicamos? Você já conhece ou ficou curioso para conhecê-las? Também esperamos ter contribuído para seu conhecimento a respeito dessa arte. Divirta-se com suas leituras!